sábado, 1 de outubro de 2011

PROJETO HORTA E POMAR


Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Lourdes
Quinze de Novembro/RS






PROJETO:
NA MINHA ESCOLA TEM HORTA E POMAR
















Gisele Lauxen

Julho de 2011

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

1.1 Dados Institucionais
·        Nome da Instituição: Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Lourdes

·        Data de Fundação: 01 de março de 1959

·        Endereço: Volta Gaúcha

·        Município: Quinze de Novembro

·        Estado: Rio Grande do Sul

·        CEP: 98230.000

·        Coordenadora Municipal de Educação e Desporto: Senhora Maidi Schneider

·        Telefone: (54) 3322-1051

·        E-mail: gicalauxen@hotmail.com

·        9ª C R E do Estado do Rio Grande do Sul



1.2  Equipe Dinamizadora do Projeto na Escola:


·        Professora: Gisele Lauxen
·        Tutora Municipal do Programa Escola Ativa: Tatiane Pause dos Santos



1.3 Apoiadores:

·        Departamento Municipal de Educação e Desporto de Quinze de Novembro/RS
·        Círculo de Pais e Mestres da E.M.E.F. Nossa Senhora de Lourdes
·        Programa Escola Ativa/MEC


Tema
Na minha escola tem horta e pomar



Justificativa

O homem tira da terra o seu sustento, isso faz com que aprenda a mexer nela, a prepará-la para o cultivo, a ter uma relação homem-natureza, pois ele depende dela para a sua sobrevivência. No entanto para muitos seres humanos esta relação esta perdida, para muitos o “solo” de onde o seu alimento é tirado é apenas “terra”, pois atualmente na sua rotina não há mais tempo para tal relação. Hoje até mesmo as crianças e adolescentes do campo no ambiente externo a escola normalmente estão em frente à televisão, vídeo games e computadores, não tendo mais o contato direto com o meio ambiente.
Desta forma se faz necessário resgatar esse contato, é desta forma que as hortas e pomares nas escolas possuem um papel importantíssimo. Além de permitir a discussão sobre a importância de uma alimentação saudável, que pode ser adquirida através da produção do homem do campo. Através deste projeto os alunos terão a oportunidade de conciliar teoria à prática, aplicando o que se aprendeu na sala de aula. Desta forma levarão uma experiência valiosa para a vida.
A horta escolar tem como foco principal integrar as diversas fontes e recursos de aprendizagem, integrando ao dia a dia da escola gerando fonte de observação e pesquisa exigindo uma reflexão diária por parte dos educadores e educandos envolvidos.
O projeto Na Minha Escola tem Horta e Pomar visa proporcionar possibilidades para o desenvolvimento de ações pedagógicas por permitir práticas em equipe explorando a multiplicidade das formas de aprender em parceria com a Comunidade Escolar.





Objetivo Geral

Valorizar a importância do trabalho do homem do campo, permitindo co-relações entre a teoria da sala de aula com a prática diária dos alunos e suas famílias, destacando a importância entre a relação homem-natureza. Incentivando os alunos a terem uma visão crítica sobre a importância do alimento saudável cultivado em um ambiente natural, que pode ser em sua própria casa.




Objetivos Específicos


*      Relacionar os conteúdos vistos em sala de aula com aplicações práticas;
*      Valorizar a importância do trabalho e cultura do homem do campo;
*      Identificar técnicas de manuseio do solo e manuseio sadio dos vegetais;
*      Conhecer técnicas de cultura orgânica;
*      Conscientizar sobre a importância do valor nutritivo dos frutos e hortaliças;
*      Compreender a relação entre solo, água e nutrientes;
*      Identificar processos de semeadura, adubação e colheita;
*      Conhecer pela degustação os diferentes alimentos cultivados bem como nomeá-los corretamente;
*      Cooperar em projetos coletivos;
*      Buscar informações em diferentes fontes de dados (principalmente com pais e avós) para propor avanços a desenvolvimento de técnicas;
*      Análise e reflexão sobre prejuízos dos desperdícios alimentares;
*      Compreender a importância de uma alimentação equilibrada para a saúde;
*      Extrair da horta um complemento para a alimentação da escola;


Metodologia

A metodologia adotada neste projeto permitira o envolvimento dos alunos, pais e professores da escola, num trabalho multidisciplinar, em que todos os envolvidos estarão realizando os objetivos propostos. Este projeto oferece a oportunidade de se trabalhar com língua portuguesa através de relatórios, textos e leituras, matemática em situações de medidas, espaço e resolução de problemas e, em Artes através de desenhos, poesias e paródias. As aulas teóricas e práticas estarão sempre sendo conciliadas para que os alunos possam ter base teórica para as aplicações práticas.



Cronograma:
Ações
Meses
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro
Preparação da horta
x
x




Preparação do Pomar
x
x




Adubação/ Horta e pomar
x
x
x



Semeadura na horta

x
x



Plantio do pomar

x




Cuidados com a horta e o pomar


x
x
x
x
Colheita na horta



x
x
x

Recursos Materiais:
*      Terra;
*      Adubos;
*      Sementes;
*      Mudas;
*      Ferramentas para horticultura;
Recursos Humanos:
*      Professores;
*      Alunos;
*      Pais;
*      Funcionários;


Avaliação
A avaliação será feita em sala de aula no decorrer do projeto, através de trabalhos apresentados pelos alunos como: relatórios, textos, paródias, poemas e leituras. A aplicação do projeto será considerada satisfatória se no decorrer do processo houver interesse e participação de todos os segmentos da Comunidade Escolar, principalmente se conseguir motivar o envolvimento e colaboração dos pais dos alunos levando-os a trabalhar dentro de um processo de coletividade na escola.

Sugestões metodológicas

SUGESTÃO PARA PESQUISA COM OS PAIS

Esta atividade visa envolver a participação dos pais no projeto, possibilitando aos professores uma visão geral dos hábitos de seus alunos

EM
data
Nome do aluno:                                                           idade
Turma
Pesquisa:

Seu filho come legumes ou verduras regularmente?
(  ) sim                                               (   )não
Escreva seis preferências de seu filho
1)
2)
3)
4)
5)
6)
Você como pai ou responsável, acredita ser importante o Projeto Horta Escolar em nossa escola?
(   )sim                                             (   ) não
Por quê?


Assinatura do pai ou responsável -


SUGESTÃO PARA PESQUISA - RESUMO POR SALA DE AULA

Esta atividade visa envolver a participação dos pais no projeto, possibilitando aos professores uma visão geral dos hábitos de seus alunos.


EM
data
Professor                                                           n0 de alunos
Turma
N0 de alunos em contato com a horta -
Hortaliças que mais gostam:
1)
2)
3)

Hortaliças que as crianças não apreciam:

1)
2)
3)

Atividades na horta que seus alunos mais apreciam:
(  ) rega
(  ) plantio
(  ) retirada de pragas
(  ) outras



Referências

CARVALHO, Jocelaine. Projeto horta na escola. Disponível em: www.slideshare.net/.../jocelaine-carvalho-projeto. Extraído em 24/09/2011, às 11h00min

Secretaria Municipal de Educação Miraguaí. Projeto Horta Escolar. Disponível em: www.sme.pmmc.com.br/arquivos/ambiental/horta.doc. Extraído em 24/09/2011, às 15h00min











Um comentário: