
Quinze de Novembro/RS
PROJETO:
NA MINHA ESCOLA TEM HORTA E POMAR

Gisele Lauxen
Julho de 2011
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
1.1 Dados Institucionais
· Nome da Instituição: Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Lourdes
· Data de Fundação: 01 de março de 1959
· Endereço: Volta Gaúcha
· Município: Quinze de Novembro
· Estado: Rio Grande do Sul
· CEP: 98230.000
· Coordenadora Municipal de Educação e Desporto: Senhora Maidi Schneider
· Telefone: (54) 3322-1051
· E-mail: gicalauxen@hotmail.com
· 9ª C R E do Estado do Rio Grande do Sul
1.2 Equipe Dinamizadora do Projeto na Escola:
· Professora: Gisele Lauxen
· Tutora Municipal do Programa Escola Ativa: Tatiane Pause dos Santos
1.3 Apoiadores:
· Departamento Municipal de Educação e Desporto de Quinze de Novembro/RS
· Círculo de Pais e Mestres da E.M.E.F. Nossa Senhora de Lourdes
· Programa Escola Ativa/MEC
Tema
Na minha escola tem horta e pomar
Justificativa
O homem tira da terra o seu sustento, isso faz com que aprenda a mexer nela, a prepará-la para o cultivo, a ter uma relação homem-natureza, pois ele depende dela para a sua sobrevivência. No entanto para muitos seres humanos esta relação esta perdida, para muitos o “solo” de onde o seu alimento é tirado é apenas “terra”, pois atualmente na sua rotina não há mais tempo para tal relação. Hoje até mesmo as crianças e adolescentes do campo no ambiente externo a escola normalmente estão em frente à televisão, vídeo games e computadores, não tendo mais o contato direto com o meio ambiente.
Desta forma se faz necessário resgatar esse contato, é desta forma que as hortas e pomares nas escolas possuem um papel importantíssimo. Além de permitir a discussão sobre a importância de uma alimentação saudável, que pode ser adquirida através da produção do homem do campo. Através deste projeto os alunos terão a oportunidade de conciliar teoria à prática, aplicando o que se aprendeu na sala de aula. Desta forma levarão uma experiência valiosa para a vida.
A horta escolar tem como foco principal integrar as diversas fontes e recursos de aprendizagem, integrando ao dia a dia da escola gerando fonte de observação e pesquisa exigindo uma reflexão diária por parte dos educadores e educandos envolvidos.
O projeto Na Minha Escola tem Horta e Pomar visa proporcionar possibilidades para o desenvolvimento de ações pedagógicas por permitir práticas em equipe explorando a multiplicidade das formas de aprender em parceria com a Comunidade Escolar.
Objetivo Geral
Valorizar a importância do trabalho do homem do campo, permitindo co-relações entre a teoria da sala de aula com a prática diária dos alunos e suas famílias, destacando a importância entre a relação homem-natureza. Incentivando os alunos a terem uma visão crítica sobre a importância do alimento saudável cultivado em um ambiente natural, que pode ser em sua própria casa.
Objetivos Específicos













Metodologia
A metodologia adotada neste projeto permitira o envolvimento dos alunos, pais e professores da escola, num trabalho multidisciplinar, em que todos os envolvidos estarão realizando os objetivos propostos. Este projeto oferece a oportunidade de se trabalhar com língua portuguesa através de relatórios, textos e leituras, matemática em situações de medidas, espaço e resolução de problemas e, em Artes através de desenhos, poesias e paródias. As aulas teóricas e práticas estarão sempre sendo conciliadas para que os alunos possam ter base teórica para as aplicações práticas.
Cronograma:
![]() Meses | Julho | Agosto | Setembro | Outubro | Novembro | Dezembro |
Preparação da horta | x | x | | | | |
Preparação do Pomar | x | x | | | | |
Adubação/ Horta e pomar | x | x | x | | | |
Semeadura na horta | | x | x | | | |
Plantio do pomar | | x | | | | |
Cuidados com a horta e o pomar | | | x | x | x | x |
Colheita na horta | | | | x | x | x |
Recursos Materiais:





Recursos Humanos:




Avaliação
A avaliação será feita em sala de aula no decorrer do projeto, através de trabalhos apresentados pelos alunos como: relatórios, textos, paródias, poemas e leituras. A aplicação do projeto será considerada satisfatória se no decorrer do processo houver interesse e participação de todos os segmentos da Comunidade Escolar, principalmente se conseguir motivar o envolvimento e colaboração dos pais dos alunos levando-os a trabalhar dentro de um processo de coletividade na escola.
Sugestões metodológicas
SUGESTÃO PARA PESQUISA COM OS PAIS
Esta atividade visa envolver a participação dos pais no projeto, possibilitando aos professores uma visão geral dos hábitos de seus alunos
EM |
data |
Nome do aluno: idade |
Turma |
Pesquisa: |
|
Seu filho come legumes ou verduras regularmente? |
( ) sim ( )não |
Escreva seis preferências de seu filho |
1) |
2) |
3) |
4) |
5) |
6) |
Você como pai ou responsável, acredita ser importante o Projeto Horta Escolar em nossa escola? |
( )sim ( ) não |
Por quê? |
|
|
Assinatura do pai ou responsável - |
SUGESTÃO PARA PESQUISA - RESUMO POR SALA DE AULA
Esta atividade visa envolver a participação dos pais no projeto, possibilitando aos professores uma visão geral dos hábitos de seus alunos.
EM |
data |
Professor n0 de alunos |
Turma |
N0 de alunos em contato com a horta - |
Hortaliças que mais gostam: |
1) |
2) |
3) |
|
Hortaliças que as crianças não apreciam: |
|
1) |
2) |
3) |
|
Atividades na horta que seus alunos mais apreciam: |
( ) rega |
( ) plantio |
( ) retirada de pragas |
( ) outras |
|
Referências
CARVALHO, Jocelaine. Projeto horta na escola. Disponível em: www.slideshare.net/.../jocelaine-carvalho-projeto. Extraído em 24/09/2011, às 11h00min
Secretaria Municipal de Educação Miraguaí. Projeto Horta Escolar. Disponível em: www.sme.pmmc.com.br/arquivos/ambiental/horta.doc. Extraído em 24/09/2011, às 15h00min
projeto incrível, vou aplicar um assim no colegio objetivo zona norte sp
ResponderExcluir